Dilma Rouseff escolhe o advogado Luís Roberto Barroso para vaga no STF


A presidenta Dilma Rousseff (PT) escolheu hoje o advogado, blogueiro e professor de Direito Constitucional, Luís Roberto Barroso, para a vaga de Ministro do Supremo Tribunal Federal deixada vaga com a aposentadoria de Carlos Ayres Britto no STF.
Barroso é natural de Vassouras/RJ, participou do movimento estudantil, também é procurador do Estado do Rio de Janeiro e é considerado progressista e defensor do NeoConstitucionalismo, que defende um direito menos positivista/dogmático e um Estado que não apenas seja garantidor das liberdades individuais, mas também garantidor dos direitos sociais, ambientais, etc.
Veja o currículo Lattes do Prof. Barroso, clique aqui.
Agora o constitucionalista será sabatinado pelo Senado Federal, que precisa ratificar seu nome.
É um grande nome e nosso amigo, inclusive quando fui presidente do Centro Acadêmico Sobral Pinto veio palestrar na PUC/PR a convite do CASP. Mas o Blog do Tarso torcia por Luiz Edson Fachin, advogado e professor da UFPR.
Dilma já havia escolhido os ministros Luiz Fux (substituiu Eros Grau), Rosa Weber (Ellen Gracie) e Teori Zavascki (Cezar Peluso). Os ex-presidentes escolheram os seguintes: José Sarney (Celso de Mello), Fernando Collor de Mello (Marco Aurélio Mello), Fernando Henrique Cardoso (Gilmar Mendes) e Luiz Inácio Lula da Silva (Joaquim Barbosa, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Dias Toffoli).
Share on Google Plus

About A Redação