Galo vai pegar Vila Nova e decisão será em Goiás; confira fotos de Treze e Santa

Tanto na parte de cima quanto na parte de baixo, a última rodada da primeira fase da Série C mexeu a todo instante com a tabela do Grupo A da competição. Com os resultados da rodada final desta fase de classificação, os quatro times que seguem no torneio são Santa Cruz, Luverdense, Treze e Sampaio Corrêa. Brasiliense, Baraúnas e Rio Branco caíram e vão disputar a última divisão do futebol nacional no ano que vem.

O Treze se classificou ao vencer o Santa Cruz por 1 x 0, com gol aos 44 minutos do segundo tempo. Apesar da derrota, o Santa Cruz manteve a primeira colocação da chave e terá a vantagem de decidir os jogos do mata-mata em seu estádio. O Luverdense ficou com o segundo lugar ao golear o Águia de Marabá por 3 x 0. Já a vaga do Sampaio Corrêa veio de forma emocionante: o time perdia por 2 x 1 até os 47 minutos do segundo tempo, quando conseguiu empatar o jogo e voltar ao grupo dos classificados. O empate não só tirou o Fortaleza da liderança do grupo, mas também eliminou o Leão da Série C.

O Brasiliense foi do céu ao inferno em uma só rodada. Ao sair na frente no placar no duelo contra o Cuiabá, o time esteve na zona de classificação para a próxima fase. Só que a equipe de Taguatinga, em plena Boca do Jacaré, permitiu a virada do Cuiabá, que venceu a partida por 2 x 1. A vitória do CRB em cima do Baraúnas complicou a situação do Jacaré, que caiu para a antepenúltima posição justamente na rodada decisiva e acabou sacramentando o descenso, junto com Baraúnas e Rio Branco, rebaixados com várias rodadas de antecipação.

Trajetórias parecidas

Treze e Vila Nova precisavam de uma vitória simples para garantir vaga na próxima fase da Terceirona. Os dois times tinham pela frente na última rodada o líder da chave, com vaga assegurada com uma rodada de antecedência - no caso do Vila, o Macaé, e do Treze, o Santa Cruz. E, nos dois jogos, os times só confirmaram participação nas quartas de final com um gol na reta final da partida. No jogo deste domingo (13), válido pela rodada decisiva do Grupo A, o Treze superou o Santa Cruz  com um gol aos 44 minutos do segundo tempo. Ao vencer o time coral por 1 x 0, a equipe de Campina Grande garantiu a terceira posição do Grupo A.

Para deixar a trajetória dos dois times ainda mais parecida, o gol da classificação do Treze foi muito parecido com o do Vila Nova. O lance começa com um cruzamento pela direita e termina com uma cabeçada certeira, que vai morrer no fundo das redes. Se Romerito foi o herói da classificação dos goianos, Giancarlo saiu do banco de reservas para colocar o Treze na zona de classificação para as quartas de final da competição. Até então, mantido o empate em 0 x 0, o Treze se despedia da competição diante da sua torcida, que compareceu em peso no estádio Presidente Vargas.

Assim como para o Macaé, a derrota não foi suficiente para derrubar o Santa Cruz do primeiro lugar do Grupo A. Por ter terminado esta fase da competição na liderança, o Santa Cruz garantiu a vantagem de decidir os jogos do mata-mata em seu estádio. O adversário do Santa Cruz no primeiro jogo do mata-mata será o Betim, o quarto colocado do Grupo B. Já o Treze, coincidentemente, mede forças com o Vila Nova. De acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o jogo de ida das quartas de final da Terceirona acontece no próximo dia 20, e o de volta no dia 27. Os horários ainda não foram confirmados.

Confira os resultados dos jogos da 18ª rodada do Grupo A

Treze 1 x 0 Santa Cruz

Fortaleza 2 x 2 Sampaio Corrêa

CRB 3 x 2 Baraúnas

Luverdense 3 x 0 Águia de Marabá

Brasiliense 1 x 2 Cuiabá

Times classificados para as quartas de final da Série C

1º Santa Cruz - tem vantagem de decidir o mata-mata das quartas de final em casa

2º Luverdense - tem vantagem de decidir o mata-mata das quartas de final em casa

3º Treze

4º Sampaio Corrêa

Times rebaixados para a Série D

Brasiliense

Baraúnas

Rio Branco

Grupo B: Macaé, Vila Nova, Caxias e Betim avançam para as quartas de final
A definição sobre os quatro times do Grupo B que seguem vivos na disputa da Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro ficou para os minutos finais do último jogo que encerrou a rodada decisiva. Com direito a gol aos 40 minutos do segundo tempo, o Vila Nova assegurou sua vaga, mudando a configuração do grupo com vaga garantida nas quartas de final da competição. Com o fechamento da 18ª rodada, Macaé e Caxias, que se classificaram com uma rodada de antecedência, ganharam a companhia do time goiano e do Betim, que confirmaram a classificação com vitórias: o Vila, ao vencer o Macaé por 1 x 0, e o Betim, ao superar o Mogi Mirim por 2 x 1 e eliminar o adversário direto da disputa pela última vaga para a próxima fase.

Na briga contra o rebaixamento, o Duque de Caxias, que começou a rodada na zona de degola, conseguiu terminar a competição fora dela. O time da Baixada Fluminense surpreendeu ao vencer o Caxias por 1 x 0 e evitou o descenso. Já o Crac não teve a mesma sorte e não conseguiu sair do empate em 1 x 1 com Guarani. O resultado empurrou o time para a penúltima colocação e decretou o rebaixamento do Leão do Sul. Jogando em casa, o Barueri venceu o confronto contra o Madureira por 2 x 0, mas a vitória foi insuficiente para salvar o time, que, no ano que vem, vai disputar a Série D, a última divisão do futebol nacional.

Os times classificados agora esperam os resultados dos jogos do Grupo A, que acontecem neste domingo (13), às 16h, para saber quem serão seus adversários na próxima fase da Terceirona. Pelo regulamento da competição, o Macaé enfrenta o quarto colocado da outra chave, o Vila Nova joga contra o terceiro, o Caxias encara o time que terminar em segundo lugar e o Betim mede forças contra o quarto. Os jogos das quartas de final da Série C estão marcados para os dias 20 e 27 de outubro.

Confira os resultados dos jogos da 18ª rodada do Grupo B

Barueri 2 x 0 Madureira

Betim 2 x 1 Mogi Mirim

Duque de Caxias 1 x 0 Caxias

Guarani 1 x 1 Crac

Macaé 0 x 1 Vila Nova

Times classificados para as quartas de final da Série C

1º Macaé - tem vantagem de decidir o mata-mata das quartas de final em casa

2º Vila Nova - tem vantagem de decidir o mata-mata das quartas de final em casa

3º Caxias

4º Betim

Times rebaixados para a Série D

Crac

Barueri
Jogo disputado lance a lance no PV
Foto: Jogo disputado lance a lance no PV
Créditos: Site do Treze FC/Campina Grande

Time agradeceu o apoio do torcida no PV
Foto: Time agradeceu o apoio do torcida no PV
Créditos: Site do Treze FC/Campina Grande

Treze levou a melhor sobre o Santa
Foto: Treze levou a melhor sobre o Santa
Créditos: Site do Treze FC/Campina Grande

Presidente Vargas lotou
Foto: Presidente Vargas lotou
Créditos: Site do Treze FC/Campina Grande

Os dois times criaram chances
Foto: Os dois times criaram chances
Créditos: Site do Treze FC/Campina Grande

Jogo foi movimentado nos dois tempos

Site do Treze FC/Campina Grande
Share on Google Plus

About A Redação