O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, esteve em São Bento-PB, na tarde desta segunda-feira (25), onde substituiu o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, entregando termos de Compromisso do Programa Água para Todos a 11 prefeitos de municípios de várias regiões do estado.
Na solenidade que aconteceu no Pólo de Apoio Presencial da UAB, foram aguardados 23 gestores municipais, mas apenas 11 compareceram. Os prefeitos contemplados com o recebimento do documento foram: Gemilton Souza da Silva (São Bento); Severino Pereira Dantas (Paulista); Yasnaia Pollyana Werton Dutra (Pombal); Ana Maria Dutra da Silva (Brejo do Cruz); Luiz Vieira de Almeida (Brejo dos Santos); Joaquim Hugo (Riacho dos Cavalos); Deusaleide Jerônimo (Deusinha-Igaracy); Eraldo Fernandes de Azevedo (Arara); Evilásio Formiga Lucena Neto (São José da Lagoa Tapada); George José Porciuncula Pereira Coelho (Sobrado) e Antônio César Braga (Vieirópolis).
O ministro esteve acompanhado, na cerimônia, pelo Diretor-Geral do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DENOCS), Emerson Fernandes Daniel Júnior, e o Superintendente do DENOCS, na Paraíba, Solon Diniz.
O evento foi aberto pelo prefeito de São Bento, Gemilton Souza, que representou os gestores contemplados e destacou a importância da entrega dos documentos que permitirão às prefeituras construir sistemas simplificados de abastecimento de água como cisternas individuais e produtivas, perfuração e recuperação de poços e pequenas barragens pluviais. Em setembro deste ano, a presidenta Dilma Rousseff entregou o mesmo documento para beneficiar mais de 41 mil famílias em 336 municípios do semiárido nordestino. O investimento de R$ 135 milhões foi para construção de 1.042 sistemas simplificados de abastecimento de água. Estas ações impactam na saúde das famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Logo depois, Emerson Fernandes e Solon Diniz também enfatizaram a relevância da iniciativa que faz parte do Plano Brasil sem Miséria e visa universalizar o acesso e o uso de água em áreas rurais para consumo humano e para a produção agrícola e alimentar da população de baixa renda.
Por fim, o ministro Aguinaldo Ribeiro usou a palavra, onde cumprimentou todos os presentes, em nome do prefeito Gemilton Souza, seu vice, John Lúcio, e o ex-prefeito de São Bento, Jaci Severino de Souza (Galego Souza), destacando a importância do ato, uma que vez que se trata de água, algo fundamental e elemento básico para a vida de todos os seres vivos. Em seguida, Ribeiro fez a entrega dos Termos de Compromisso aos gestores beneficiados. Ao término do evento, o ministro Aguinaldo foi questionado a falar sobre as especulações que rondam o estado, de que ele estaria tentando vetar a nomeação do senador Vital do Rego ao Ministério da Integração Nacional, onde deu a seguinte resposta: - isso é coisa de quem não tem o que fazer e classificou as cogitações de factóide, de alguém que tenta jogar com o seu nome, e enfatizou que quem decide nomeação de ministro é a presidente da República e não ministro.
Leomarque Pereira - São Bento Online