São Bento – PB consegue 1º lugar com apresentação de trabalho em Congresso Internacional


O município de São Bento, no Sertão da Paraíba, foi premiado, recentemente, durante o 1º Congresso Internacional de Saúde para Portadores de Deficiência, ocorrido no Distrito Federal.

Segundo a Odontóloga do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de São Bento, Áquila Dantas, o município conseguiu a 1ª posição, com a apresentação de um trabalho sobre atendimentos odontológicos, prestados a usuários do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial.

A dentista disse que o trabalho é inédito e existe desde um início do CAPS no município, onde os pacientes do órgão recebem tratamento odontológico, com todos os procedimentos necessários à saúde bucal, a exemplo de restaurações, raspagens, canais e próteses dentárias.

Áquila afirmou, ainda, que o trabalho foi desenvolvido com 20 pacientes, que foram comparados com aqueles que não receberam o tratamento, onde foi constatada a grande diferença entre os grupos. 

“Verificamos que os usuários beneficiados com o tratamento melhoraram a qualidade de vida, pois dormem e comem bem, além de apresentarem uma condição psicológica satisfatória, em virtude da melhora da estética, conseguida através do uso da prótese”, disse Dantas.

A Odontóloga acredita que a conquista do prêmio aconteceu mais em razão do ineditismo do trabalho, justificando que não existe nada parecido com a sua idéia no país, onde o Dentista fica inserido no CAPS. Ela falou que, para desenvolver o projeto, contou com o apoio de todos os colaboradores da entidade, desde os agentes de limpeza até a coordenadora.

Redação com Assessoria.
Share on Google Plus

About A Redação