Desproporcional; São Bento tem mais de 10 mil veículos e apenas 3 mil condutores habilitados

O município de São Bento, no Sertão da Paraíba, apresenta uma grande desproporcionalidade entre o número de veículos automotores registrados no Detran e o total de condutores habilitados.

Segundo o chefe da 22ª Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito), Alisson Batista, a terra da rede possui, atualmente, mais de 10 mil transportes automotivos, incluindo carros e motos. Por outro lado, somente 3 mil condutores (30% do total de proprietários) possuem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

“O número de veículos registrados na ‘Capital Mundial das Redes’ é superior ao dobro do nº existente nos municípios de Brejo do Cruz, Paulista e São José do Brejo do Cruz que, juntos, somam um pouco mais de 5 mil”, afirmou Alisson.

Batista estima que, dos 10 mil veículos do município de São Bento, em torno de 7.000 são de motocicletas, o equivalente a 70 % de toda a frota.

A estatística ajuda a evidenciar a situação caótica em que se encontra o trânsito da cidade, pois além do elevado nº de pSroprietários de veículos automotores, o que representa quase 1/3 da população do município, a maioria dos condutores não tem CNH, bem como não existe sinalização nas vias públicas, o que tem provocado o aumento de acidentes, sobretudo, aqueles envolvendo motociclistas.

“Solicitações já foram encaminhadas à Superintendência do Detran -PB, no sentido de se buscar uma solução para o problema, por meio da municipalização do trânsito de São Bento, já que esta poderia ser uma das formas de organizá-lo” e reduzir mais os transtornos dos condutores e dos transeuntes, disse Batista. Ele revelou, também, que a proposta de municipalização já está bem encaminhada e acredita que será implantada o mais breve possível.

Leomarque Pereira - (São Bento Online)
Share on Google Plus

About A Redação