O Ministério Público da Paraíba, através da Promotoria de Justiça de São Bento, realizará, no próximo dia 27 de novembro (quarta-feira), uma audiência pública, na Câmara de Vereadores do município, para discutir a questão dos animais soltos nas vias públicas das cidades de Brejo do Cruz, Paulista e São Bento.
Em participação no Jornal Correio da Manhã, na São Bento FM desta quinta-feira (14), o promotor de justiça da comarca de São Bento, Bruno Leonardo Lins, disse que o assunto é sério e demanda providências urgentes, para tentar combater a soltura de animais nas vias públicas.
Lins disse que já se reuniu com o prefeito de São Bento, Gemilton Souza, onde abordaram o tema e chegaram à conclusão de que medidas precisam ser tomadas para, pelo menos, amenizar o perigo causado pelos animais soltos nas ruas.
“Várias autoridades já foram convidadas para a audiência pública do dia 27, onde será traçado um plano de ação, no sentido de resolver o problema”, disse Bruno. Ele disse, ainda, que o simples fato de deixar um animal solto nas ruas já configura uma contravenção penal por parte dos donos dos animais.
O promotor revelou que a liberdade dos bichos nas vias públicas, além de provocar acidentes, causa também a proliferação de doenças e a desorganização da cidade, já que eles saem espalhando o lixo e proporcionando a sujeira das praças. O membro do Ministério Público São-Bentense afirmou que já enviou recomendação à polícia, autorizando-a a fazer autuação do proprietário do animal que tenha causado acidente nos locais supracitados.
Por fim, Bruno Lins disse não adianta ficar enfatizando que é crime deixar animal solto em via pública se não conscientizar a população, a fim de que não continue com essa prática perniciosa à sociedade.